quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Hoje eu acordei meio totalitário...


Hoje eu acordei meio totalitário, na verdade, para ser mais franco, hoje eu acordei desacreditado nessa ideia de democracia que tentam nos vender.

Será que a voz do povo é mesmo a "voz de Deus"? Porque primeiramente, se a sociedade fosse capaz de se oferecer todas as repostas de forma justa e equilibrada, não precisaríamos de Estado. Então porque essa recorrente e estrondosa forma de se basear todas as decisões de acordo com o que a sociedade quer, se ela não é capaz de oferecer as respostas mais adequadas sozinha?

Essa sociedade egoísta, ignorante e que é ridiculamente manipulada sem exigir muito esforço intelectual por parte de seu ventríloquo – somente uma boa dose de malícia e retórica -. Essa sociedade cega que repete os ditames expostos por emissoras de comunicação, falsos religiosos e políticos eloquentes por pura convicção de que estes falam pelo resto do povo, sem perceber que no fim ela é o povo e na verdade não está falando nada.

Hoje eu acordei me duvidando da possibilidade de concreção de que um dia a sociedade falará por si mesma: será que as pessoas querem pensar? Ou elas querem que alguém pense e fale por elas? Isso nos custa um preço caro, porque esses porta-vozes populares usam como matéria-prima para compor seus argumentos: falácias, mentiras e dados incertos ou completamente inventados. E fazem o que fazem, com a indiscutida defesa e imaculado aval “de todos”, do povo e até de Deus.

Aliás, baseado na minha incredulidade hodierna, eu nem sei se esse pensamento pretensamente produzido pela sociedade seria desejado. Porque o raciocínio advindo de um nível de intelectualidade de uma massa de gente que se deixa enganar e ser guiada tão irrisoriamente fácil não seria proveitoso ou até mesmo frutífero.

Eu ouvi uma frase certa vez, ela dizia que a democracia são dois lobos e uma ovelha decidindo qual será o jantar. Eu espero que amanhã eu acorde com vontade de escolher o jantar de uma outra meneira...

Nenhum comentário: